Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2019

Gênesis - A terra sem forma e vazia

A terra sem forma e vazia

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Gênesis 1:2
 Vamos aqui continuando nosso estudo sobre o livro de Gênesis. Vamos ao longo deste estudo abordar alguns assuntos interessantes neste livro.
Este aqui é o segundo post sobre o assunto, se você não leu o primeiro vou deixar o link aqui. recomendo que você leia antes para poder entender o que vamos tratar aqui. Assim não precisaremos re explicar algumas coisas.

Bom o assunto que vamos tratar aqui se trata de uma teoria, ou seja. Não é possível provar que isso aconteceu.
vamos analisar algumas coisas interessantes que podemos extrair desta passagem.

Mover do Espírito

Quando analisamos o texto junto com o versículo primeiro vamos ler assim:
No princípio criou Deus o céu e a terra.E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Gênesis 1:1,2
Vemos no versículo 1 o Deus Elohim, que é Deus no plural e agora vemos O Espírito de Deus. Entendemos então que aqui esta a trindade. Pai, filho e Espírito Santo agindo juntos, na criação do universo e de todas as coisas. Vamos ver que Jesus Como filho tem uma participação muito importante na criação, mas vamos tratar deste assunto em outra outra postagem, e vemos também a presença do Espírito Santo. e aqui o texto diz que Ele se movia sobre a face das águas.
O texto não diz que ele andava, ou isso podia me levar a pensar que ele tinha pés. O texto não diz que Ele voava, pois isso podia me levar a pensar que ele tinha asas. Então o texto simplesmente diz que Ele se movia. Recomendo que leiam este texto Jesus estava no Gênesis.
Olha que interessante isso. Como Deus se preocupou com esses detalhes.
O que podemos dizer do Espírito Santo, é que Ele é um ser que vamos chamar aqui de pessoa. Não no sentido de ser humano, mas para melhorar a nossa compreensão. 
Pois bem o Espírito Santo é um pessoa, a terceira pessoa da trindade que subsiste sendo um com o pai porém com características e personalidades diferentes. 
Na trindade, cada um dos integrantes algumas funções especificas. Entre algumas das funções do Espírito Santo, podemos destacar aqui:
  • Consolador: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador
João 14:16
  • Intercessor: E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
Romanos 8:26,27
  •  Convence do pecado (nos montra nossos pecados): E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
João 16:8
 E nesta passagem vemos O Espírito com uma participação ativa na criação. As vezes, não conseguimos imaginar o Espírito como a terceira pessoa da trindade, e só vemos O pai e o filho.

A Terra sem forma e vazia

O que vou colocar aqui é uma linha de pensamento que existe sobre este assunto.
O texto diz que a terra era sem forma e vazia. Quando lemos a bíblia percebemos que Deus não cria nada sem forma e vazio. Deus não cria nada imperfeito, pois Ele é perfeito.
Logo podemos entender que Deus criou a terra com forma e algo aconteceu para a deixar sem forma e vazia. de acordo com Gênesis 1:2 podemos separar a criação em três partes veja:
a terra era sem forma e vazia: a terra em si
havia trevas sobre a face do abismo: o universo
O Espírito se movia sobre a face das águas: O mar

A primeira teoria

Essa primeira teoria é a mais lógica, e particularmente é a que eu acredito.
Nesta teoria entendemos que, não é que Deus cria algo sem forma. o texto no original hebraico para ERA ai não traduz corretamente o que a bíblia quis transmitir. Na verdade o verbo melhor encaixado no português ai seria ESTAVA. Logo ao invés de eu ler o texto assim: A terra era sem forma e vazia, o mais correto seria ler o texto assim: A terra estava sem forma e vazia.
Quando lemos que Deus criou a terra usando o BARÁ, não podemos entender que Ele (Deus) Disse e tudo passou a existir. porque Ele é quem estava fazendo, O poder é dEle, e sendo assim, Ele podia decidir se iria dizer e tudo ia acontecer (por que sabemos que Ele tem poder pra isso). Ou Ele ia primeiro criar a base, que seria a terra sem forma e vazia, e depois ir colocando cada elemento da forma que Ele achasse que Devia fazer, afinal uma das características de Deus é SOBERANO. poder reinar sem ser questionado.
E este pensamento é muito válido e interessante porque assim podemos entender os seis dias da criação, pois se Ele quisesse não precisaria de seis dias, Ele faria tudo no mesmo instante.
Dessa forma Ele cria:
Os céus: o universo 
A terra: o nosso planeta
porém somente a base e depois ele vai montando de acordo com a sua vontade.

A segunda teoria

Nesta teoria Deus criou tudo perfeito, os céus e a terra. e que entre o versículo primeiro que diz que Deus criou os céus e a terra e o versículo segundo que a terra era sem forma e vazia se passaram milhões de anos. Dessa forma Alguma coisa aconteceu nesses anos que fez com que a terra ficasse sem forma e vazia.
Essa teoria é defendida pela maioria dos teólogos que acreditam nos dinossauros.
No início acreditam que existia apenas um continente a pangeia. E isso já foi comprovado cientificamente. logo entendiam que neste período existiram os dinossauros na terra em um único continente.

Os dinossauros

Uma coisa é certa, os dinossauros existiram. Tem muitos cristãos que não acreditam que eles existiram
Os dinossauros teriam vivido na pangeia, num mundo criado por Deus sem a presença do homem, eles viviam aqui, e o mundo nesta época era plano, sem montanhas e todas as pedras preciosas ficavam acima da terra. e viveram por aqui milhares de anos até terem sido destruídos por alguma coisa, e essa coisa que destruiu os dinossauros teria sido o motivo da terra que era perfeita ter ficado sem forma e vazia.
Esse algo que destruiu a terra foi tão forte que fez com que a terra tivesse o continente dividido. 
Alguns dizem que o que destruiu a terra foi um meteoro muito grande que caiu aqui. Depois que esse meteoro cai, ele libera um pó que cobre a terra por muito tempo acabando assim com a vida que existia aqui. Muitos Anos depois Deus aparece de novo na história da criação e entram então os versículos 3 até o final do capítulo. esta criação não teria sido a primeira, a original e sim a reconstrução daquilo que um dia foi perfeito.
outros entendem que esse algo que caiu na terra e extinguiu os dinossauros foi a queda de Satanás e seus anjos descrita em apocalipse.

A queda de Lúcifer

O texto em Ezequiel nos mostra que Lúcifer foi colocado aqui em uma terra parecida com a pangeia que descrevi no início do post. veja:
Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Ezequiel 28:11-14

veja que o ambiente descrito aí mostra pedras preciosas que antes eram por cima da terra, hoje fica muito fundo. agora o texto no mostra que houve uma batalha no céu, onde Miguel um arcanjo, lidera a batalha contra Lúcifer e o derrota:
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Apocalipse 12:7-9

Em Isaías também destaca essa queda de Satanás na terra.
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
Isaías 14:12
Acredita que ao término dessa guerra Satanás foi jogado aqui na terra de uma forma tão terrível que o estrago causado com o impacto foi físico e não somente espiritual.
Esse impacto causou um estrago tão grande que as pedras preciosas teriam mudado e ficado bem no fundo da terra como conhecemos hoje.

Conclusões
A história de Lúcifer, tirando a parte final que é teoria, o restante é verdadeiro. houve realmente a batalha, e Satanás foi atirado na terra com seus anjos caídos.
A Pangeia também é fortemente aceita no meio científico e com uma explicação plausível de porque se separou.
Os dinossauros também são aceitos pela grande maioria e não tem como negar isso, afinal estamos encontrando fósseis até hoje.
Posto isto, deixe colocar aqui algumas coisas que são problemas quando acreditamos nesta segunda teoria:

  • Esta teoria acredita que os dinossauros existiram a milhões de anos atrás e não tiveram contato com o homem. mas a arqueologia nos mostra diferente.
    imagem retirada na caverna na região do Utah, nos Estados Unidos.
esta imagem é uma prova de que provavelmente pelo menos em algum ponto, os dinossauros e os Homens conviveram juntos sim, ou do contrário como os homens fizeram esse desenho?

  • A bíblia não nos dá nenhuma margem para interpretar que a criação a partir do versículo 3 foi uma reconstrução. mesmo porque os relatos que vimos aqui falam de um impacto na terra somente, e a criação vai abranger não somente a terra mas todo o universo.
Já a primeira teoria é muito mais aceitável na minha opinião pois conseguimos encaixar nela os dinossauros, a pangeia e a criação literal e não somente a recriação do mundo.



Um comentário: