Gênesis - O início de tudo
Esclarecendo algumas coisinhas
Este é o primeiro de uma série de postagens que estarei fazendo aqui sobre o livro de Gênesis. Um livro que quanto mais estudamos mais aprendemos sobre nós mesmos e o início de todas as coisas.
Antes de entrarmos no assunto porém, precisamos deixar algumas coisas claras aqui:
- o livro não tem a preocupação de mostrar quem é Deus. esta é uma pergunta que muitos fazem, mas não somente gênesis mas toda a bíblia não tem essa preocupação. a palavra nos ensina que: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.Hebreus 11:6" então a preocupação do escritor aqui é mostrar Deus como o criador de todas as coisas.
- O livro de Gênesis não é um livro científico, é um livro espiritual, a preocupação principal aqui é mostrar Jesus como nosso salvador. Aliás esse é o tema central da bíblia, portanto muita coisa aqui temos uma noção mas não vamos conseguir ter certeza absoluta do que realmente aconteceu.
Introdução
Vamos iniciar falando quem sobre a autoria do livro.
O livro de Gênesis assim como os outros quatro primeiro livros da bíblia foram escritos por Moisés.
a este grupo de cinco livro chamamos de pentateuco, ou TORÁ como é conhecido entre os judeus.
sempre a autoria do livro foi de Moisés porém teve uma época que essa autoria foi questionada e apareceu algo chamado de hipótese documentária atribuindo o pentateuco a outras pessoas. não vou entrar em detalhes aqui, a única coisa que devemos pegar aqui é que o autor foi Moisés.
Em hebraico língua a qual o livro foi escrito o seu nome era berechit. que significa no princípio ou pode significar também em princípio. Isso porque este é o livro que conta o início de tudo e quando o povo judeu lia esse título eles tinham isso em mente.
O início
Esse é o primeiro versículo do livro e da bíblia e já por esse versículo podemos aprender muitas coisas sobre o nosso Deus.
Deus é eterno
A primeira coisa que quero destacar aqui é, Deus é eterno. Deus é um ser que tem dois tipos de atributos que são os atributos comunicáveis e os atributos incomunicáveis. os comunicáveis são aqueles que nós também temos porém em porção menor, por exemplo AMOR. agora os incomunicáveis são atributos exclusivos de Deus. e o primeiro que vemos aqui é ETERNO.
Talvez você possa estar se perguntando neste momento: mas eu também não sou eterno? sim sua alma é eterna, nunca vai morrer, vai passar a eternidade ou glorificando a Deus ou queimando no lago de fogo e enxofre que é a segunda morte. Porém nós seres humanos tivemos um início, nós passamos a existir, já Deus não, Ele sempre existiu. então a eternidade de Deus é diferente da nossa.
leia de novo o versículo:
No princípio criou Deus o céu e a terra.
lembra que eu disse que BERECHIT no hebraico pode significar no princípio? no seja. Antes de tudo, Deus.
Olha que interessante isso. Deus é antes de todas as coisas. outro versículo que estudaremos mais a frente mas quero trazê-lo agora como complemento:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Olha que interessante isso: SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ!
Você consegue perceber que a bíblia esta me dizendo que a matéria prima para o início de tudo foi Deus. Ele quem deu origem a tudo?
com isso aprendemos mais uma característica de Deus. Ele é AUTOSUFICIENTE. ou seja: Deus não precisa de nada para sobreviver, Ele não depende de nada, afinal Ele é a origem de tudo. Tudo foi feito por intermédio dEle.
Veja que interessante isso. NÃO EXISTE NADA QUE VOCÊ POSSA FAZER, PRA BARGANHAR COM DEUS. Deus não precisa de você, do seu dinheiro, da sua oferta milionária. muitos pensam que podem mandar e desmandar na igreja porque ele injeta dinheiro lá. porque o dízimo dele é mais alto. por que ele tem bens. CUIDADO. Deus não precisa de você e de nada seu, Ele já existia antes de tudo isso. VOCÊ é que precisa de Deus.
O verbo BARÁ
Continuando o versículo primeiro vamos encontrar o verbo "criou" no princípio Criou Deus. Esse verbo criou aí no original hebraico é BARÁ que significa:
CRIAR A PARTIR DO NADA E POR UM TEMPO DETERMINADO.
BARÁ é um verbo usado exclusivamente para Deus. pois Deus criou do nada, ou seja sem nenhuma matéria prima. quando o termo em hebraico é usado para outras pessoas, ou seja. criar algo a partir de uma matéria prima então o termo usado é A-SÁH.
Isso também é muito interessante por que podemos tirar várias lições e derrubar várias seitas vamos listar algumas aqui:
- Ateísmo: Nega a existência de Deus
- Agnosticismo – Ninguém pode saber se Deus existe.
- Politeísmo – Muitos Deus.
- Panteísmo – Deus e o universo são Um. Esta doutrina tenta mostrar que eu vou ver Deus na natureza, porque Deus é a natureza. Eu não vejo Deus NA natureza, Deus ESTA na natureza. A natureza não é Deus, e sim obra de Deus.
- Dualismo – O universo foi criado e é controlado por duas forças opostas: uma boa e outra má.
- Onde está o erro nisso?
- Quem governa o mundo é o nosso Deus. Não é força, não é nem o bem nem o mal.
Agora sobre o verbo bará em si ainda podemos contradizer algumas religiões:
Os Testemunhas de Jeová
pregam que este mundo não vai acabar e que aqui será transformado. perceba aqui a importância do verbo no original hebraico. pois no original vemos que aqui vai acabar sim pois significa criar do nada e por um tempo determinado, isso quer dizer que um dia vai acabar.
A teoria do Big Bang
afinal aprendemos aqui que quem crio tudo foi Deus.
O bará ainda nos mostra que Ele criou sem matéria prima. que o poder da sua palavra, ou o executor era Jesus. veja o texto de João:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus.
João 1:1,2
João 1:1,2
O texto aí está falando de Jesus. Que Ele estava no início com o pai, executando todas as ordens. Deus ordenava e o executor, ou seja o verbo a ação daquela fala era Jesus. Veremos que apenas com a sua palavra Ele dava início as coisas.
Todo Poderoso
Para ai e tente imaginar um pouco de poder de Deus, Ele fez tudo simplesmente usando sua voz. Você tem noção do tamanho do universo? De quantas galáxias existem? São várias galáxias.
Existem várias galáxias, cada galáxia é composta por estrelas e planetas. e tudo isso foi feito simplesmente através da palavra de Deus.
vou deixar aqui um link sobre estrelas, veja isso e se admire com o tamanho o universo que Deus
criou. https://bit.ly/2NLyept.
Aqui vamos aprender outro atributo de Deus. Ele é todo poderoso.
Ser todo poderoso não significa que Deus pode fazer tudo. tem várias coisas que Deus não pode fazer. Por exemplo: Deus não pode criar outro igual a Ele mesmo, Deus não pode mentir, enfim em outra oportunidade talvez eu escreva algo sobre Deus ser Todo poderoso, mas o que temos que entender aqui é que Deus tem todo o poder, nos céus e na terra, e debaixo da terra. Deus não é meu empregado que vai fazer o que eu mando. não Ele é todo poderoso e eu sou servo dEle e não o contrário.
Deus ELOHIM
O texto diz, No princípio criou Deus. este Deus ai no original hebraico é Elohim. Elohim é Deus no plural, é como se eu estivesse dizendo: No princípio criou DEUSES o céu e a terra.
Veja que o verbo está no singular mas o sujeito está no plural. isso parece ser um erro, e poderia ser se estivesse em outro contexto, mas aqui isso é totalmente normal.
Veja que o verbo está no singular mas o sujeito está no plural. isso parece ser um erro, e poderia ser se estivesse em outro contexto, mas aqui isso é totalmente normal.
Aprendemos aqui o princípio da trindade, Deus é um mas subsiste em três seres, pai, filho e Espírito Santo. Três seres com personalidades diferentes, mas subsistindo em um só. vejam só que maravilha. Esse é o nosso Deus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário