Páginas

terça-feira, 19 de março de 2019

Genesis - A obra criadora e a obra redentora


A obra criadora e a obra redentora


Continuando nosso estudo sobre Genesis, veremos agora o versículo 3 que diz assim:

Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Gênesis 1:3

Quero iniciar este estudo com uma pergunta pra você?
Alguém pode surpreender Deus?
Alguém pode pegar Deus de surpresa?
Alguém pode pegar Deus despreparado?
Entenda que são perguntas diferentes mas com o mesmo significado.
E  aí? Qual sua opinião?
Estamos em um estudo sobre o livro de Genesis e esse já é o nosso terceiro estudo. É importante você ler os anteriores se ainda não leu para que possa entender melhor aquilo for que escrito aqui. Se o link dos estudos anteriores:
Voltando a pergunta,  será que alguém surpreende Deus?

Deus pode ser surpreendido?

Para responder isso precisamos entender algo sobre Deus que é ser todo poderoso!
Aqui gostaria de indicar um site com vários conteúdos sobre este assunto de teologia
Todo poderoso não significa que Deus pode tudo. Tem muita coisa que Ele não pode fazer. Por exemplo:
·         Pecar
·         Arrepender
·         Criar um ser igual ou superior a Ele.
E outras coisas mais que poderiam ser listadas aqui.
Outra coisa sobre poder é o controle.
Digamos que eu queira mexer a minha perna. Pergunta: _Eu posso?
Sim eu posso mexer a minha perna.
Agora, eu posso ter um infarto e morrer na hora?
Sim posso ter um infarto. 
Qual a diferença então entre a primeira e a segunda pergunta?
É que a primeira pergunta o poder está no meu controle. Eu quero mexer a perna.
A segunda o poder não está no meu controle. Eu posso sofrer um infarto mas isso não está no meu controle.  Nesse caso foi algo que me pegou de SURPRESA, me  SURPREENDEU.
Esse poder de não ter o controle, Deus não tem. Porque Deus tem o controle de tudo.  Ele tem o controle sobre todas as coisas.  Logo nós não podemos surpreender Deus. Porque Ele já saberia que iríamos agir desta maneira. Nada, nenhum ser. ( porque quando falamos seres referimos a todas as classes que Deus criou, nos céus e na terra. Homens e anjos. ) nenhum desses pode surpreender a Deus.  Nem Ele mesmo estando em três pessoas, pai, filho e Espírito Santo não pode se surpreender.

A obra criadora

Bom partindo deste princípio que nada pode surpreender Deus vamos avançar no nosso estudo falando aqui da obra criadora.
Obra criadora se refere a tudo aquilo que Deus fez, tudo que ele criou faz parte da obra criadora, porém quando fazemos um paralelo entre obra criadora e redentora,  neste caso a criadora é a criação do ser humano.
Pois bem, vamos avançar um pouco aqui é falar da criação do ser humano que ainda não estudamos mas o que precisamos entender aqui é que, Deus cria o homem e a pergunta agora é:
Deus sabia que o homem iria pecar ou não?
Sabemos que Deus criou e amou o homem, colocou no Jardim do Éden, mas será que Deus sabia que o homem iria pecar?
Se você responder sim. Deus sabia. Aí te pergunto. Se Ele sabia porque não avisou pra Adão já que conversava com ele sempre?

O livre arbítrio

Baseado na nossa introdução sim. Deus sabia. Mas porque Deus não falou com ele? Porque Deus me da o livre arbítrio.
Veja bem o fato de Deus saber que o homem não quer dizer que ele tem que pecar. Quer dizer que ele pode decidir se vai ou não pecar.  Isso é livre arbítrio.  Quando digo que Deus sabia que o homem ia pecar, estou dizendo que Deus sabia que o homem tinha a possibilidade de pecar, por causa do seu livre arbítrio. Isso não quer dizer que o homem era obrigado a pecar, ele podia e pode optar em pecar e não pecar. É uma escolha pessoal,  que eu faço todos os dias.  E essa decisão tem sempre uma consequência.
Isso é muito interessante porque me faz ver que não sou uma marionete,  não. Tenho oportunidade de escolha, de escolher entre o bem e o mal. O fato de ter um corpo carnal que me impulsiona a fazer o mal não me justifica para tal.
Preciso entender que meu livre arbítrio é muito bom, mas também é muito perigoso e preciso saber usar de forma sensata.
A principal arma que utilizamos é buscar mais intimidade com Deus e alimentar nosso Espírito com as coisas do céu.
Por isso Deus conversava com Adão e não lhe dizia nada mesmo sabendo, porque o que existia até então era a possibilidade, não o fato consumado.

Jesus no plano da Salvação

Se pensarmos que o homem pecou e SURPREENDEU a Deus. Vamos acabar interpretando mal a bíblia. Muitos pensam que Jesus foi uma gambiarra na obra da criação.
Ou seja, Deus criou o homem e derrepente, sem ninguém esperar o homem é seduzido pela serpente que é Satanás.  Aí Deus agora (que não esperava que isso acontecesse, começou a imaginar o que ia fazer depois daquela situação). Então acontece uma reunião no céu (pai, filho e Espírito Santo) essa reunião teria sido muito difícil até que o filho (Jesus) diz assim: pai eu irei lá e morrerei por eles. Dessa forma poderemos consertar o que o diabo estragou!
Isso é totalmente antibiblico, a bíblia não nos ensina assim, pois se entendi que não podemos surpreender Deus, e entendemos que Deus é um ser soberano, não podemos aceitar essa história. Seria contraditória a personalidade de Deus.

Entendendo a obra redentora

Se sei que não posso surpreender a Deus, e sei que Deus sabia que pelo livre arbítrio existia a possibilidade do homem pecar. Logo tenho que entender que antes que Deus fizesse o homem , Ele já teria criado a arma de escape para o homem quando esse pecasse
 Logo Jesus não foi um remendo. Pra consertar a obra da criação. Jesus foi o plano perfeito de Deus, arquitetado no céu antes de criar o homem.  Ou seja, antes que o homem fosse criado Jesus já sabia, um dia esse homem vai pecar, e quando ele pecar eu já sei o meu papel pra resgatar esse homem novamente.
A isso chamamos de obra da redenção ou obra redentora.
Olha esse versículo
e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Apocalipse 13:8 ARA

Olha que interessante isso. Nos sabemos que literalmente o cordeiro foi morto na crucificação. Mas aqui nos informa que Ele foi morto antes da fundação do mundo. Ou seja, antes da criação Deus já tinha preparado a obra da redenção e só depois foi que ele fez a obra criadora.

A luz no início

Em Genesis agora lemos que a primeira coisa que Deus vai criar, depois dos relatos da terra sem forma e vazia foi a luz.
Vamos entender algumas coisas aqui.
Que luz era essa? Pois o sol só seria criado  no quarto dia. E outra coisa a luz que chega até nós hoje não é a luz pura, verdadeira. Essa luz é o resultado da fusão de alguns elementos. Mas aqui, lemos que Deus criou a luz.
Jesus nos afirma nos evangelhos que Ele é a Luz.  
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. JO 8:12
Mas nós sabemos que Ele, Jesus já existia porque o texto diz que sem Ele, nada do que foi feito se fez.
Então Jesus já existia e nos primeiros dias da criação o que iluminava o mundo era exatamente Ele, um prenúncio do que será na eternidade pois o texto diz assim:
E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.   Ap 22:5.
Então quando lemos que Deus criou a Luz estamos lendo que, Deus criou o plano da redenção do homem, cujo personagem central deste plano era o seu filho Jesus.
Que mesmo sendo Deus, escolheu abrir mão por um tempo dos atributos divinos e nasceu aqui como homem, sujeito as mesmas adversidades que nós.
Seu amor foi tão grande que Ele passou por tudo isso e agora temos direito de sermos chamados filhos de Deus, através do seu sangue. 
Glórias a Deus. Obrigado Jesus.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Gênesis - A terra sem forma e vazia

A terra sem forma e vazia

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Gênesis 1:2
 Vamos aqui continuando nosso estudo sobre o livro de Gênesis. Vamos ao longo deste estudo abordar alguns assuntos interessantes neste livro.
Este aqui é o segundo post sobre o assunto, se você não leu o primeiro vou deixar o link aqui. recomendo que você leia antes para poder entender o que vamos tratar aqui. Assim não precisaremos re explicar algumas coisas.

Bom o assunto que vamos tratar aqui se trata de uma teoria, ou seja. Não é possível provar que isso aconteceu.
vamos analisar algumas coisas interessantes que podemos extrair desta passagem.

Mover do Espírito

Quando analisamos o texto junto com o versículo primeiro vamos ler assim:
No princípio criou Deus o céu e a terra.E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Gênesis 1:1,2
Vemos no versículo 1 o Deus Elohim, que é Deus no plural e agora vemos O Espírito de Deus. Entendemos então que aqui esta a trindade. Pai, filho e Espírito Santo agindo juntos, na criação do universo e de todas as coisas. Vamos ver que Jesus Como filho tem uma participação muito importante na criação, mas vamos tratar deste assunto em outra outra postagem, e vemos também a presença do Espírito Santo. e aqui o texto diz que Ele se movia sobre a face das águas.
O texto não diz que ele andava, ou isso podia me levar a pensar que ele tinha pés. O texto não diz que Ele voava, pois isso podia me levar a pensar que ele tinha asas. Então o texto simplesmente diz que Ele se movia. Recomendo que leiam este texto Jesus estava no Gênesis.
Olha que interessante isso. Como Deus se preocupou com esses detalhes.
O que podemos dizer do Espírito Santo, é que Ele é um ser que vamos chamar aqui de pessoa. Não no sentido de ser humano, mas para melhorar a nossa compreensão. 
Pois bem o Espírito Santo é um pessoa, a terceira pessoa da trindade que subsiste sendo um com o pai porém com características e personalidades diferentes. 
Na trindade, cada um dos integrantes algumas funções especificas. Entre algumas das funções do Espírito Santo, podemos destacar aqui:
  • Consolador: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador
João 14:16
  • Intercessor: E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
Romanos 8:26,27
  •  Convence do pecado (nos montra nossos pecados): E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
João 16:8
 E nesta passagem vemos O Espírito com uma participação ativa na criação. As vezes, não conseguimos imaginar o Espírito como a terceira pessoa da trindade, e só vemos O pai e o filho.

A Terra sem forma e vazia

O que vou colocar aqui é uma linha de pensamento que existe sobre este assunto.
O texto diz que a terra era sem forma e vazia. Quando lemos a bíblia percebemos que Deus não cria nada sem forma e vazio. Deus não cria nada imperfeito, pois Ele é perfeito.
Logo podemos entender que Deus criou a terra com forma e algo aconteceu para a deixar sem forma e vazia. de acordo com Gênesis 1:2 podemos separar a criação em três partes veja:
a terra era sem forma e vazia: a terra em si
havia trevas sobre a face do abismo: o universo
O Espírito se movia sobre a face das águas: O mar

A primeira teoria

Essa primeira teoria é a mais lógica, e particularmente é a que eu acredito.
Nesta teoria entendemos que, não é que Deus cria algo sem forma. o texto no original hebraico para ERA ai não traduz corretamente o que a bíblia quis transmitir. Na verdade o verbo melhor encaixado no português ai seria ESTAVA. Logo ao invés de eu ler o texto assim: A terra era sem forma e vazia, o mais correto seria ler o texto assim: A terra estava sem forma e vazia.
Quando lemos que Deus criou a terra usando o BARÁ, não podemos entender que Ele (Deus) Disse e tudo passou a existir. porque Ele é quem estava fazendo, O poder é dEle, e sendo assim, Ele podia decidir se iria dizer e tudo ia acontecer (por que sabemos que Ele tem poder pra isso). Ou Ele ia primeiro criar a base, que seria a terra sem forma e vazia, e depois ir colocando cada elemento da forma que Ele achasse que Devia fazer, afinal uma das características de Deus é SOBERANO. poder reinar sem ser questionado.
E este pensamento é muito válido e interessante porque assim podemos entender os seis dias da criação, pois se Ele quisesse não precisaria de seis dias, Ele faria tudo no mesmo instante.
Dessa forma Ele cria:
Os céus: o universo 
A terra: o nosso planeta
porém somente a base e depois ele vai montando de acordo com a sua vontade.

A segunda teoria

Nesta teoria Deus criou tudo perfeito, os céus e a terra. e que entre o versículo primeiro que diz que Deus criou os céus e a terra e o versículo segundo que a terra era sem forma e vazia se passaram milhões de anos. Dessa forma Alguma coisa aconteceu nesses anos que fez com que a terra ficasse sem forma e vazia.
Essa teoria é defendida pela maioria dos teólogos que acreditam nos dinossauros.
No início acreditam que existia apenas um continente a pangeia. E isso já foi comprovado cientificamente. logo entendiam que neste período existiram os dinossauros na terra em um único continente.

Os dinossauros

Uma coisa é certa, os dinossauros existiram. Tem muitos cristãos que não acreditam que eles existiram
Os dinossauros teriam vivido na pangeia, num mundo criado por Deus sem a presença do homem, eles viviam aqui, e o mundo nesta época era plano, sem montanhas e todas as pedras preciosas ficavam acima da terra. e viveram por aqui milhares de anos até terem sido destruídos por alguma coisa, e essa coisa que destruiu os dinossauros teria sido o motivo da terra que era perfeita ter ficado sem forma e vazia.
Esse algo que destruiu a terra foi tão forte que fez com que a terra tivesse o continente dividido. 
Alguns dizem que o que destruiu a terra foi um meteoro muito grande que caiu aqui. Depois que esse meteoro cai, ele libera um pó que cobre a terra por muito tempo acabando assim com a vida que existia aqui. Muitos Anos depois Deus aparece de novo na história da criação e entram então os versículos 3 até o final do capítulo. esta criação não teria sido a primeira, a original e sim a reconstrução daquilo que um dia foi perfeito.
outros entendem que esse algo que caiu na terra e extinguiu os dinossauros foi a queda de Satanás e seus anjos descrita em apocalipse.

A queda de Lúcifer

O texto em Ezequiel nos mostra que Lúcifer foi colocado aqui em uma terra parecida com a pangeia que descrevi no início do post. veja:
Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Ezequiel 28:11-14

veja que o ambiente descrito aí mostra pedras preciosas que antes eram por cima da terra, hoje fica muito fundo. agora o texto no mostra que houve uma batalha no céu, onde Miguel um arcanjo, lidera a batalha contra Lúcifer e o derrota:
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Apocalipse 12:7-9

Em Isaías também destaca essa queda de Satanás na terra.
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
Isaías 14:12
Acredita que ao término dessa guerra Satanás foi jogado aqui na terra de uma forma tão terrível que o estrago causado com o impacto foi físico e não somente espiritual.
Esse impacto causou um estrago tão grande que as pedras preciosas teriam mudado e ficado bem no fundo da terra como conhecemos hoje.

Conclusões
A história de Lúcifer, tirando a parte final que é teoria, o restante é verdadeiro. houve realmente a batalha, e Satanás foi atirado na terra com seus anjos caídos.
A Pangeia também é fortemente aceita no meio científico e com uma explicação plausível de porque se separou.
Os dinossauros também são aceitos pela grande maioria e não tem como negar isso, afinal estamos encontrando fósseis até hoje.
Posto isto, deixe colocar aqui algumas coisas que são problemas quando acreditamos nesta segunda teoria:

  • Esta teoria acredita que os dinossauros existiram a milhões de anos atrás e não tiveram contato com o homem. mas a arqueologia nos mostra diferente.
    imagem retirada na caverna na região do Utah, nos Estados Unidos.
esta imagem é uma prova de que provavelmente pelo menos em algum ponto, os dinossauros e os Homens conviveram juntos sim, ou do contrário como os homens fizeram esse desenho?

  • A bíblia não nos dá nenhuma margem para interpretar que a criação a partir do versículo 3 foi uma reconstrução. mesmo porque os relatos que vimos aqui falam de um impacto na terra somente, e a criação vai abranger não somente a terra mas todo o universo.
Já a primeira teoria é muito mais aceitável na minha opinião pois conseguimos encaixar nela os dinossauros, a pangeia e a criação literal e não somente a recriação do mundo.



terça-feira, 5 de março de 2019

Gênesis - o início de tudo

Gênesis - O início de tudo

Esclarecendo algumas coisinhas


Este é o primeiro de uma série de postagens que estarei fazendo aqui sobre o livro de Gênesis. Um livro que quanto mais estudamos mais aprendemos sobre nós mesmos e o início de todas as coisas.
Antes de entrarmos no assunto porém, precisamos deixar algumas coisas claras aqui:
  • o livro não tem a preocupação de mostrar quem é Deus. esta é uma pergunta que muitos fazem, mas não somente gênesis mas toda a bíblia não tem essa preocupação. a palavra nos ensina que: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

    Hebreus 11:6"  então a preocupação do escritor aqui é mostrar Deus como o criador de todas as coisas.
  • O livro de Gênesis não é um livro científico, é um livro espiritual, a preocupação principal aqui é mostrar Jesus como nosso salvador. Aliás esse é o tema central da bíblia, portanto muita coisa aqui temos uma noção mas não vamos conseguir ter certeza absoluta do que realmente aconteceu.

Introdução

Vamos iniciar falando quem sobre a autoria do livro. 
O livro de Gênesis assim como os outros quatro primeiro livros da bíblia foram escritos por Moisés.
a este grupo de cinco livro chamamos de pentateuco, ou TORÁ como é conhecido entre os judeus.
sempre a autoria do livro foi de Moisés porém teve uma época que essa autoria foi questionada e apareceu algo chamado de hipótese documentária atribuindo o pentateuco a outras pessoas. não vou entrar em detalhes aqui, a única coisa que devemos pegar aqui é que o autor foi Moisés. 
Em hebraico língua a qual o livro foi escrito o seu nome era berechit. que significa no princípio ou pode significar também em princípio. Isso porque este é o livro que conta o início de tudo e quando o povo judeu lia esse título eles tinham isso em mente.

O início

No princípio criou Deus o céu e a terra.

Esse é o primeiro versículo do livro e da bíblia e já por esse versículo podemos aprender muitas coisas sobre o nosso Deus.

Deus é eterno

A primeira coisa que quero destacar aqui é, Deus é eterno. Deus é um ser que tem dois tipos de atributos que são os atributos comunicáveis e os atributos incomunicáveis. os comunicáveis são aqueles que nós também temos porém em porção menor, por exemplo AMOR. agora os incomunicáveis são atributos exclusivos de Deus. e o primeiro que vemos aqui é ETERNO.
Talvez você possa estar se perguntando neste momento: mas eu também não sou eterno? sim sua alma é eterna, nunca vai morrer, vai passar a eternidade ou glorificando a Deus ou queimando no lago de fogo e enxofre que é a segunda morte. Porém nós seres humanos tivemos um início, nós passamos a existir, já Deus não, Ele sempre existiu. então a eternidade de Deus é diferente da nossa.
leia de novo o versículo: 
No princípio criou Deus o céu e a terra.
lembra que eu disse que BERECHIT no hebraico pode significar no princípio? no seja. Antes de tudo, Deus.
Olha que interessante isso. Deus é antes de todas as coisas. outro versículo que estudaremos mais a frente mas quero trazê-lo agora como complemento:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.


Olha que interessante isso: SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ!
Você consegue perceber que a bíblia esta me dizendo que a matéria prima para o início de tudo foi Deus. Ele quem deu origem a tudo?
com isso aprendemos mais uma característica de Deus. Ele é AUTOSUFICIENTE. ou seja: Deus não precisa de nada para sobreviver, Ele não depende de nada, afinal Ele é a origem de tudo. Tudo foi feito por intermédio dEle.
Veja que interessante isso. NÃO EXISTE NADA QUE VOCÊ POSSA FAZER, PRA BARGANHAR COM DEUS. Deus não precisa de você, do seu dinheiro, da sua oferta milionária. muitos pensam que podem mandar e desmandar na igreja porque ele injeta dinheiro lá. porque o dízimo dele é mais alto. por que ele tem bens. CUIDADO. Deus não precisa de você e de nada seu, Ele já existia antes de tudo isso. VOCÊ é que precisa de Deus.

O verbo BARÁ

Continuando o versículo primeiro vamos encontrar o verbo "criou" no princípio Criou Deus. Esse verbo criou aí no original hebraico é BARÁ que significa: 
CRIAR A PARTIR DO NADA E POR UM TEMPO DETERMINADO.
BARÁ é um verbo usado exclusivamente para Deus. pois Deus criou do nada, ou seja sem nenhuma matéria prima. quando o termo em hebraico é usado para outras pessoas, ou seja. criar algo a partir de uma matéria prima então o termo usado é A-SÁH.
Isso também é muito interessante por que podemos tirar várias lições e derrubar várias seitas vamos listar algumas aqui:

  • Ateísmo: Nega a existência de Deus
  • Agnosticismo – Ninguém pode saber se Deus existe.
  • Politeísmo – Muitos Deus.
  • Panteísmo – Deus e o universo são Um. Esta doutrina tenta mostrar que eu vou ver Deus na natureza, porque Deus é a natureza. Eu não vejo Deus NA natureza, Deus ESTA na natureza. A natureza não é Deus, e sim obra de Deus.
  •  
  • Dualismo – O universo foi criado e é controlado por duas forças opostas: uma boa e outra má.
  • Onde está o erro nisso?
  • Quem governa o mundo é o nosso Deus. Não é força, não é nem o bem nem o mal.
Agora sobre o verbo bará em si ainda podemos contradizer algumas religiões:

Os Testemunhas de Jeová

pregam que este mundo não vai acabar e que aqui será transformado. perceba aqui a importância do verbo no original hebraico. pois no original vemos que aqui vai acabar sim pois significa criar do nada e por um tempo determinado, isso quer dizer que um dia vai acabar.

A teoria do Big Bang

afinal aprendemos aqui que quem crio tudo foi Deus.

O bará ainda nos mostra que Ele criou sem matéria prima. que o poder da sua palavra, ou o executor era Jesus. veja o texto de João:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus.

João 1:1,2
O texto aí está falando de Jesus. Que Ele estava no início com o pai, executando todas as ordens. Deus ordenava e o executor, ou seja o verbo a ação daquela fala era Jesus. Veremos que apenas com a sua palavra Ele dava início as coisas. 

Todo Poderoso

Para ai e tente imaginar um pouco de poder de Deus, Ele fez tudo simplesmente usando sua voz. Você tem noção do tamanho do universo? De quantas galáxias existem? São várias galáxias.

Existem várias galáxias, cada galáxia é composta por estrelas e planetas. e tudo isso foi feito simplesmente através da palavra de Deus.
vou deixar aqui um link sobre estrelas, veja isso e se admire com o tamanho o universo que Deus 


Aqui vamos aprender outro atributo de Deus. Ele é todo poderoso. 
Ser todo poderoso não significa que Deus pode fazer tudo. tem várias coisas que Deus não pode fazer. Por exemplo: Deus não pode criar outro igual a Ele mesmo, Deus não pode mentir, enfim em outra oportunidade talvez eu escreva algo sobre Deus ser Todo poderoso, mas o que temos que entender aqui é que Deus tem todo o poder, nos céus e na terra, e debaixo da terra. Deus não é meu empregado que vai fazer o que eu mando. não Ele é todo poderoso e eu sou servo dEle e não o contrário.


Deus ELOHIM 


O texto diz, No princípio criou Deus. este Deus ai no original hebraico é Elohim. Elohim é Deus no plural, é como se eu estivesse dizendo: No princípio criou DEUSES o céu e a terra.
Veja que o verbo está no singular mas o sujeito está no plural. isso parece ser um erro, e poderia ser se estivesse em outro contexto, mas aqui isso é totalmente normal.
Aprendemos aqui o princípio da trindade, Deus é um mas subsiste em três seres, pai, filho e Espírito Santo. Três seres com personalidades diferentes, mas subsistindo em um só. vejam só que maravilha. Esse é o nosso Deus.